PROJETO: CONHECENDO O FOLCLORE ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS
E.E.”Geraldo Bittencourt”
Professores envolvidos: Goreth, Ana Duarte e Rogeana (Professora de Biblioteca)
Público alvo : Alunos do 2º ano
Tempo estimado: 7 aulas de 50 minutos
Objetivos
- Conhecer um autor importante da literatura brasileira : Monteiro Lobato;
- Levar ao conhecimento dos alunos que a figura do Saci (personagem nos livros de Monteiro Lobato) faz parte do folclore brasileiro;
- Trabalhar gêneros textuais: conto e parlenda enfatizando as rimas), contidos também no folclore;
- Trabalhar músicas folclóricas;
- Reconhecer que as rimas, parlendas e adivinhações despertam a consciência fonológica e o interesse pela leitura e escrita;
- Trabalhar com dramatização da música: A linda Rosa Juvenil.
Material necessário
- Livros de Monteiro Lobato
- Contos do Saci
- Cartazes
- Cds infantis
- Fantoches do Sítio do Picapau Amarelo
- Material reproduzido
Desenvolvimento
1ª etapa (1 aula)
Levar ao conhecimento dos alunos que Lobato foi o autor preferido de Ana Maria Machado e Ruth Rocha:
_ O que sabem sobre Monteiro Lobato e o Sítio do Picapau Amarelo?
Fazer leitura de um trecho retirado do livro : O Saci. Usar os fantochess: Tio Barnabé e o Saci.
Terminada a leitura fazer comentário com a classe que no livro O Saci aparecem personagens do folclore brasileiro e personagens dos contos de fada de histórias famosas.
_ O que acham que pode acontecer quando os personagens assim participam de aventuras do Saci?
Para finalizar apresentar outros livros de Monteiro Lobato que fazem parte do acervo da escola. Cada aluno escolhe um livro, depois compartilha seus achados.
2ª etapa (1 aula)
Leitura em voz alta de um conto do Saci. fazer a releitura deixando que os alunos completem a história. Dividir os alunos em grupos. Trabalhar o texto fatiado . Distribuir para cada grupo fichas com as frases do conto. Eles deverão organizar as frases na ordem certa.Ganha o grupo que formar corretamente em menor tempo . Trocar as frases entre os grupos(sala Goreth).
(sala Ana Duarte) Trabalhar o bingo de palavras. Distribuir as cartelas com palavras que tenham que tenham sílabas simples e algumas complexas, de acordo com a necessidade da turma.
3ª etapa(2 aulas)
De acordo com Bondini (1991,pág.21) a parlenda: “A poesia fala, sobretudo, de emoções, sentimentos vividos e provocados.”
Apresentar a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula: A casinha da vovó..... ler a parlenda pausadamente, passando dedo em cima de cada palavra. Pedir aos alunos que leiam a parlenda ( enquanto eles leem passar o dedo em cima de cada palavra lida, mostrando que a leitura é feita da esquerda para a a direita e de cima para baixo).
Levar os alunos a perceberem que após cada espaço temos uma nova palavra.
Distribuir a parlenda ( texto) para os alunos e pedir que coloram os espaços em branco (Capacidade=> compreender a função da segmentação dos espaços em branco). Pedir para que cada aluno conte o número de letras e palavras encontradas. Trabalhar rima. O que é? Onde encontramos as rimas. Deixar que os alunos participem falando rimas. Sortear alunos para participarem do Soletrando
. Escolher palavras da parlenda: A casinha da vovó.
Distribuir a parlenda faltando palavras para que os alunos a completem. Distribuir cruzadinha de palavras da parlenda. Brincar com as palavras rimadas e descobrir novas possibilidades de relações entre as palavras.
4ª etapa (1 aula)
Colocar um CD de várias músicas folclóricas. Cantar com as crianças. Perguntar se já conhecem as músicas.
Distribuir folhas com letra da música: A linda rosa juvenil. Perguntar se eles conhecem. Cantar...
Distribuir folhas em branco e pedir que eles escolham 1 estrofe da música e a representem através de desenho. Montar mural.
5ª etapa ( 1 aula)
Dramatizar a música: A linda rosa juvenil. Deixar que as crianças se apresentem . Fazer a dramatização com os personagens caracterizados: o rei, a rosa, a bruxa, a fada e as flores. Deixar que todos que quiserem, participem, os outros alunos cantarão.
6ª etapa ( 1 aula)
Perguntar aos alunos quem conhece as adivinhações? O que é uma adivinhação? Deixar que se expressem. é uma brincadeira que é tal como os contos infantis, é uma forma de ginástica mental. caracterizar uma adivinha. deixar que cada um fale a adivinha que conhece. Colocar CD com algumas adivinhações. Apresentar um livro só de adivinhas. Pedir aos professores para trabalharem com adivinhações durante a semana.
Atividades em folha com caça-palavras.
Avaliação
Avaliar ao longo das etapas da sequência , se os alunos estão sendo envolvidos pela leitura e se conseguem identificar os gêneros trabalhados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário