segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Projeto: Conhecendo o folclore através dos Gêneros Textuais


PROJETO: CONHECENDO O FOLCLORE ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS

E.E.”Geraldo Bittencourt”
Professores envolvidos: Goreth, Ana Duarte e Rogeana (Professora de Biblioteca)
Público alvo : Alunos do 2º ano
Tempo estimado: 7 aulas de 50 minutos

Objetivos
  • Conhecer um autor importante da literatura brasileira : Monteiro Lobato;
  • Levar ao conhecimento dos alunos que a figura do Saci (personagem nos livros de Monteiro Lobato) faz parte do folclore brasileiro;
  • Trabalhar gêneros textuais: conto e parlenda enfatizando as rimas), contidos também no folclore;
  • Trabalhar músicas folclóricas;
  • Reconhecer que as rimas, parlendas e adivinhações despertam a consciência fonológica e o interesse pela leitura e escrita;
  • Trabalhar com dramatização da música: A linda Rosa Juvenil.

Material necessário
  • Livros de Monteiro Lobato
  • Contos do Saci
  • Cartazes
  • Cds infantis
  • Fantoches do Sítio do Picapau Amarelo
  • Material reproduzido

Desenvolvimento
1ª etapa (1 aula)
Levar ao conhecimento dos alunos que Lobato foi o autor preferido de Ana Maria Machado e Ruth Rocha:
_ O que sabem sobre Monteiro Lobato e o Sítio do Picapau Amarelo?
Fazer leitura de um trecho retirado do livro : O Saci. Usar os fantochess: Tio Barnabé e o Saci.
Terminada a leitura fazer comentário com a classe que no livro O Saci aparecem personagens do folclore brasileiro e personagens dos contos de fada de histórias famosas.
_ O que acham que pode acontecer quando os personagens assim participam de aventuras do Saci?
Para finalizar apresentar outros livros de Monteiro Lobato que fazem parte do acervo da escola. Cada aluno escolhe um livro, depois compartilha seus achados.

2ª etapa (1 aula)
Leitura em voz alta de um conto do Saci. fazer a releitura deixando que os alunos completem a história. Dividir os alunos em grupos. Trabalhar o texto fatiado . Distribuir para cada grupo fichas com as frases do conto. Eles deverão organizar as frases na ordem certa.Ganha o grupo que formar corretamente em menor tempo . Trocar as frases entre os grupos(sala Goreth).
(sala Ana Duarte) Trabalhar o bingo de palavras. Distribuir as cartelas com palavras que tenham que tenham sílabas simples e algumas complexas, de acordo com a necessidade da turma.
3ª etapa(2 aulas)
De acordo com Bondini (1991,pág.21) a parlenda: “A poesia fala, sobretudo, de emoções, sentimentos vividos e provocados.”
Apresentar a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula: A casinha da vovó..... ler a parlenda pausadamente, passando dedo em cima de cada palavra. Pedir aos alunos que leiam a parlenda ( enquanto eles leem passar o dedo em cima de cada palavra lida, mostrando que a leitura é feita da esquerda para a a direita e de cima para baixo).
Levar os alunos a perceberem que após cada espaço temos uma nova palavra.
Distribuir a parlenda ( texto) para os alunos e pedir que coloram os espaços em branco (Capacidade=> compreender a função da segmentação dos espaços em branco). Pedir para que cada aluno conte o número de letras e palavras encontradas. Trabalhar rima. O que é? Onde encontramos as rimas. Deixar que os alunos participem falando rimas. Sortear alunos para participarem do Soletrando
. Escolher palavras da parlenda: A casinha da vovó.
Distribuir a parlenda faltando palavras para que os alunos a completem. Distribuir cruzadinha de palavras da parlenda. Brincar com as palavras rimadas e descobrir novas possibilidades de relações entre as palavras.

4ª etapa (1 aula)
Colocar um CD de várias músicas folclóricas. Cantar com as crianças. Perguntar se já conhecem as músicas.
Distribuir folhas com letra da música: A linda rosa juvenil. Perguntar se eles conhecem. Cantar...
Distribuir folhas em branco e pedir que eles escolham 1 estrofe da música e a representem através de desenho. Montar mural.

5ª etapa ( 1 aula)
Dramatizar a música: A linda rosa juvenil. Deixar que as crianças se apresentem . Fazer a dramatização com os personagens caracterizados: o rei, a rosa, a bruxa, a fada e as flores. Deixar que todos que quiserem, participem, os outros alunos cantarão.

6ª etapa ( 1 aula)
Perguntar aos alunos quem conhece as adivinhações? O que é uma adivinhação? Deixar que se expressem. é uma brincadeira que é tal como os contos infantis, é uma forma de ginástica mental. caracterizar uma adivinha. deixar que cada um fale a adivinha que conhece. Colocar CD com algumas adivinhações. Apresentar um livro só de adivinhas. Pedir aos professores para trabalharem com adivinhações durante a semana.
Atividades em folha com caça-palavras.

Avaliação
Avaliar ao longo das etapas da sequência , se os alunos estão sendo envolvidos pela leitura e se conseguem identificar os gêneros trabalhados.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Auto biografias dos alunos das professoras Ruth e Marília que estão participando Do 5º Concurso da CGU

     Meu nome é Maria Eduarda ,tenho 9 anos , faço aniversário dia 08 de maio. Eu moro com minha mãe, meus dois irmãos e meu padrasto .                       A minha mãe está esperando mais um bebê  e agora vai chegar mais um Irmãzinho ou irmãzinha .                                                                                             Sou muito alegre e divertida , gosto de brincar e me divertir .                            Na escola sou bastante agitada , mas faço minhas tarefas com muita atenção .                                                                                                                         Sou assim ,amiga , alegre e mandona .
Maria Eduarda Lima  Soares/ Professora Marília

     Meu nome é Mateus, tenho 10  anos, sou inteligente, moro na rua São  Domingos com a minha mãe  e frequento a casa de meu pai aos domingos. Tenho uma cachorra que se chama Pretinha.  
    Minha materia preferida é educaçao fisica e a que eu nao gosto é religião. 
    Adoro jogar volei , peteca, queimada, pular corda e jogar futebol.
    Tenho vários amigos do orkut e na minha escola, pois estudo em horário integral.
     Sou companheiro e gosto de ajudar todas as pessoas em todas as situações.
Mateus da Rocha Vieira./ Professora Marília
    Meu  nome é Nathan .Tenho 10 anos,  sou claro e tenho  os cabelos castanho escuro . Gosto muito se possível andar na moda . Eu moro com minha mãe, avó, tias e irmãs.Gosto de brincar com meus colegas.Faço os deveres  e fico conversando. Gosto de brincar de pique  e  andar  de bicicleta.
    Tenho diversos  amigos, gosto de brincar com todos inclusive o Christian.  Nos fins de  semana eu gosto de pesquisar  coisas  na internet.  A minha  comida preferida é batata frita e hambúrguer e o brinquedo que eu mais gosto  é bicicleta.

 Nathan   Henrique  da  Rocha / Professora Ruth

    Eu sou um   menino    e meu nome é Thiefferson, tenho 9 anos ,moro com minha mãe ,meu pai e meu irmão. Quando estou em casa assisto desenho, jogo, etc.
   Eu sou estudioso, às vezes desatento com meus deveres .
   Gosto muito de futebol .                                                                                            Tenho muitos amigos.  Gosto  muito deles  porque me respeitam do jeito que eu sou.                                                                                                                  Eu jogo bola,passeio com meus pais e meu irmãos.
   Gosto de arroz, feijão, carne e angu.
   Adoro ler revistinha da turma da Mônica
    Thiefferson/ Professora Ruth.

    Meu nome é Victor Emanuel Duarte Antão tenho 10 anos, moro na rua Josefina Martins 56 bairro Santuário.     
   Eu estudo na Escola Estadual " Geraldo Bittencourt'' no 4º ano, professora Marília. Eu gosto muito de estudar ,mais a coisa que eu mais gosto na escola é de ler livros do Monteiro Lobato.
    Sou filho de Edna e Marcos. 
    Durante o  recreio, gosto que toda a sala brinque comigo.
    Quero estudar muito e pretendo, quando crescer, me formar em medicina.
    Victor Emanuel / Professora Marília                 




 





         

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental participam do 5º Concurso de Desenho e Redação da CGU

    O 5º Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria-Geral da União - CGU - é aberto aos alunos do ensino fundamental e médio, incluindo EJA, das escolas públicas e privadas de todo o país, bem como de instituições(ONG, OSCIP, FUNDAÇÃO, etc) que promovam trabalhos socioculturais com estudantes da educação básica, visando despertar nos estudantes o interesse pelo controle social, a ética e a cidadania por meio da promoção da reflexão e do debate desses temas nos ambientes educacionais.
    Os alunos das Professoras Ruth e Marília estarão participando do Concurso  na Categoria Desenho, que começou em agosto e terminará em 28 de outubro de 2011. O tema do Concurso é " A sociedade no acompanhamento da gestão pública: Todos podem fiscalizar o dinheiro público " . 
     As atividades são exercidas dentro do Laboratório de Informática e na Biblioteca 1 vez por semana com o acompanhamento da professora Rogeana e das professoras regentes.
     Várias são as atividades desenvolvidas: produção de texto, o trabalho com gêneros textuais, confecção de cartazes feitos pelos alunos, rodinha de conversa e  farão os desenhos para o fechamento do Concurso.

                                                             

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Revistas

Não deixem de ler a revista Nova Escola de agosto. Tem uma entrevista interessante no "Fala Mestre" com um pesquisador britânico Peter Hunt, onde destaca a complexidade dos textos feitos para crianças e fala sobre a validade de livros-brinquedo e daqueles que não têm sequer uma lista escrita.

Quer saber mais sobre o Islamismo? Confira nas páginas 68,69,70 e 72 da Revista Nova Escola.  Vale a pena conferir.

PARA REFLETIR

Essência da sabedoria
(AUTOR DESCONHECIDO)
   A leitura nos faz viajar por lugares nunca vistos, por terras desconhecidas, por lugares tão bonitos que transformam nossas mentes, deixando-nos mais eruditos.
   A leitura faz a gente se sentir mais importante.
   A leitura é coisa fina, é diamante que lapida a nossa mente e nos transforma em gigante.
A leitura é um prazer que encanta e que nos transforma.
   O ser humano que lê vira contador de história, fica mais inteligente e muito mais cheio de glória.
    A leitura é uma viagem por mundo que não vivemos, por lugares reais ou ficticíos, os quais nós descobriremos. Essência da sabedoria, com ela nós aprendemos.
   Sem leitura o ser humano é chamado analfabeto. Não consegue entender nada, nem o que lhe está mais perto.
    Por isso, meus caros amigos(as), leiam mais!